0

Pesquisadores descobriram o que pode ser a maior teia de aranha já registrada no mundo! Uma estrutura impressionante de 106 metros quadrados, com mais de 111 mil aranhas vivendo juntas. A teia foi encontrada na Caverna do Enxofre, uma gruta totalmente escura que fica na fronteira entre a Albânia e a Grécia.

Segundo o estudo publicado na revista científica Subterranean Biology, a colônia é formada por duas espécies: Tegenaria domestica (a popular aranha-de-funil-de-celeiro) e Prinerigone vagans. Essas aranhas costumam viver próximas de casas, mas nunca tinham sido vistas compartilhando a mesma teia em uma colônia tão grande.

Imagem: Divulgação/Marek Audy via Subterranean Biology
Imagem DivulgaçãoMarek Audy via Subterranean Biology

Os cientistas explicam que as aranhas da caverna desenvolveram características genéticas únicas, diferentes das de outras populações da mesma espécie. Isso mostra que elas se adaptaram ao ambiente extremo, sem luz e com pouca comida.

A teia tem um tom prateado e se espalha como um mosaico de milhares de pequenas teias em forma de funil, cobrindo toda a parede da passagem estreita próxima à entrada da caverna. O pesquisador István Urák, autor do estudo, disse ao portal Live Science que a descoberta é “uma das mais surpreendentes da carreira” e prova que “a natureza ainda guarda muitas surpresas”.

Dentro da caverna, as aranhas se alimentam de mosquitos não picadores, que por sua vez comem uma substância formada por bactérias que oxidam enxofre. Todo esse ciclo forma um pequeno ecossistema que sobrevive sem luz e quase sem contato com o mundo exterior.

Mariana Neves Barabás
Radialista recém formada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi. Apaixonada por comunicação e produção de conteúdo de qualidade.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Curiosidades