0

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o estado de saúde atualizado neste sábado (27/12) após ser submetido a um novo procedimento médico para tentar conter uma crise intensa e prolongada de soluços. Segundo a equipe que o acompanha, existe a possibilidade de uma nova intervenção cirúrgica na próxima segunda-feira (29/12), dependendo da resposta ao tratamento atual.

O ex-presidente Jair Bolsonaro AFP
O ex presidente Jair Bolsonaro AFP

Durante a madrugada, Bolsonaro voltou a apresentar uma crise mais forte de soluços, que o impediu de dormir. Diante do quadro, os médicos decidiram levá-lo novamente ao centro cirúrgico na tarde deste sábado, apenas dois dias após ele ter passado por uma cirurgia para correção de hérnias, realizada no feriado de Natal.

A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que usou as redes sociais para pedir orações e atualizar o público sobre o procedimento realizado.

“Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários,” escreveu Michelle. Cerca de 35 minutos depois, ela informou que a cirurgia havia sido concluída.

O vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, também se manifestou nas redes sociais e relatou que encontrou o pai sendo levado às pressas para o procedimento ao chegar ao hospital.

“Tentei acompanhá-lo, estar ao seu lado, dar força como filho, mas não permitiram. É muita maldade impedir um filho de acompanhar o próprio pai em um momento tão crítico. No lugar do carinho e da presença da família, dois policiais armados estão, neste exato momento, acompanhando meu pai”, disse.

Em nota, a equipe médica formada pelo cirurgião Cláudio Birolini, pelo cardiologista Brasil Caiado e pelo radiologista Mateus Saldanha explicou que o organismo de Bolsonaro não respondeu como esperado aos medicamentos. O bloqueio do nervo frênico, feito por radiointervenção com anestesia, tem efeito estimado entre 12 e 18 horas, e ainda será necessário observar a reação do paciente.

Michelle Bolsonaro informou posteriormente que o marido já retornou ao quarto e segue em repouso. Segundo os médicos, as medicações específicas para os soluços foram suspensas temporariamente para que seja possível avaliar os efeitos do procedimento. Antes disso, a dose dos remédios havia sido aumentada, sem sucesso.

Bolsonaro permanece internado desde a cirurgia para reparação de hérnia inguinal bilateral. De acordo com o cardiologista Brasil Caiado, ele passou a noite anterior com soluços constantes e dificuldade para dormir, mesmo após ajustes no tratamento para refluxo e controle do sintoma.

A necessidade da nova intervenção foi confirmada por uma perícia da Polícia Federal, que considerou o procedimento adequado diante da falta de resposta aos tratamentos anteriores. Segundo o parecer, “o bloqueio do nervo frênico é tecnicamente pertinente” e deveria ser feito “o mais breve possível” para evitar agravamento do quadro e possíveis complicações.

Mariana Neves Barabás
Radialista recém formada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi. Apaixonada por comunicação e produção de conteúdo de qualidade.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política