A jovem Julie Yukari registrou um boletim de ocorrência após ter uma foto pessoal manipulada por inteligência artificial para parecer nua e em poses sexuais. A imagem original havia sido publicada por ela no X no dia 31 de dezembro, onde aparecia de forma casual ao lado de sua gata.

Segundo o relato, após a publicação, diversos perfis passaram a usar o Grok — ferramenta de IA da própria plataforma — para gerar novas imagens falsas e de cunho sexual, sem qualquer consentimento da jovem. O caso foi registrado na 10ª DP (Botafogo), na zona sul do Rio de Janeiro, como registro não autorizado de intimidade sexual.
Julie contou que postou a foto antes da meia-noite e foi dormir. Ao acordar, percebeu que a publicação havia viralizado e, junto com a repercussão, surgiram as imagens manipuladas. Em desabafo nas redes, ela escreveu: “Acordei hoje e já tinha 1k curtidas. Algo que não esperava. Mas não imaginava mesmo era que homens usassem essa foto pra me colocar em poses e roupas sexuais como se eu fosse um brinquedo pornográfico à disposição deles. Algo de uma perversidade que não sei se eles entendem”.
A jovem destacou que entende que a inteligência artificial é apenas uma ferramenta, mas fez uma comparação para explicar sua indignação. Para ela, uma “faca pode ser útil e um item de sobrevivência, ou pode ceifar vidas”. Julie informou ainda que denunciou os conteúdos à plataforma, que retirou as postagens do ar, e decidiu procurar a polícia.
Em outro trecho, ela reforçou que não vê a tecnologia como vilã, mas defende a responsabilização de quem comete crimes com esse tipo de recurso. “Não estou criminalizando a IA, mas, se alguém comete um crime usando a IA, esse alguém precisa ser identificado e punido. E gostaria que a tecnologia pudesse ser uma aliada de vítimas contra seus agressores. Seria possível? Detectar crimes e criminosos?”, questionou.
O caso reacende o debate sobre o uso indevido de inteligência artificial, especialmente em situações que envolvem exposição, violência digital e violação da intimidade.








Comentários