0

Os Estados Unidos estão oficialmente fora da Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão foi confirmada após a conclusão do processo iniciado pelo presidente Donald Trump, que determinou a retirada do país logo no primeiro dia de seu segundo mandato, em 20 de janeiro de 2025.

Sede da OMS em Genebra • 28/1/2025 REUTERS/Denis Balibouse
Sede da OMS em Genebra 2812025 REUTERSDenis Balibouse

Em comunicado oficial, o governo americano justificou a saída alegando problemas graves na condução da pandemia de Covid-19. Segundo a nota, a OMS falhou na resposta global à crise sanitária e não promoveu mudanças consideradas urgentes por Washington. O texto afirma que a retirada ocorreu “devido à má gestão da pandemia de Covia-19 que teve origem em Wuhan, na China, à sua falha em adotar reformas urgentemente necessárias e à sua incapacidade de demonstrar independência da influência política indevida dos Estados-membros”.

O documento é assinado pelo secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert Kennedy Junior, e pelo secretário de Estado, Marco Rubio. Nele, o governo também detalha as medidas adotadas ao longo do processo de desligamento, que durou cerca de um ano.

Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou decreto para retirar país da OMS no primeiro dia de seu segundo mandato, que completou um ano em janeiro de 2026. - (Jim Watson/AFP)
Presidente dos EUA Donald Trump assinou decreto para retirar país da OMS no primeiro dia de seu segundo mandato que completou um ano em janeiro de 2026  Jim WatsonAFP

De acordo com a nota, durante esse período os Estados Unidos “suspendeu o financiamento da OMS, retirou todo o seu pessoal da organização e começou a redirecionar as atividades anteriormente realizadas com ela aos compromissos bilaterais com outros países e organizações”.

Com a saída concluída, o país passa a atuar fora da estrutura da OMS, apostando em acordos diretos com outras nações e entidades internacionais na área da saúde.

Mariana Neves Barabás
Radialista recém formada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi. Apaixonada por comunicação e produção de conteúdo de qualidade.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Mundo