O Banco Central anunciou que vai lançar uma ferramenta para permitir que as pessoas bloqueiem a criação de novas chaves PIX em seu nome. A novidade foi revelada por Breno Lobo, chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

Segundo ele, o modelo seguirá o mesmo formato do novo serviço que entra em funcionamento em dezembro, permitindo ao cidadão avisar aos bancos que não quer abrir novas contas, sejam elas correntes, de poupança ou de pagamento. A ideia é reforçar a segurança e evitar fraudes, como a abertura de chaves PIX falsas ou o uso indevido de dados para incluir alguém como titular de conta.
A ferramenta ficará disponível no Registrato, plataforma onde o cliente já pode consultar empréstimos, contas, chaves PIX e outras informações financeiras. Quem quiser abrir uma conta mesmo com o bloqueio ativo poderá desbloquear temporariamente o acesso no sistema e depois ativar novamente o bloqueio.
O Banco Central também reforçou que segue adotando medidas contra golpes: desde outubro, chaves PIX suspeitas de fraude estão sendo bloqueadas automaticamente, e mais de 245 milhões de chaves já foram excluídas por usuários e instituições financeiras, seja por erro, mudança de agência ou pedido de cancelamento.








Comentários