Um casal de Ohio, nos Estados Unidos, viveu um marco histórico ao dar à luz um bebê que se desenvolveu a partir de um embrião criado em 1994 e mantido congelado por mais de três décadas. O nascimento aconteceu em 26 de julho e já entrou para os recordes como o mais antigo embrião a resultar em um parto bem-sucedido.
A mãe, Lindsey Pierce, contou à revista MIT Technology Review que ela e o marido, Tim Pierce, decidiram recorrer à chamada “adoção de embriões” após anos tentando engravidar. Eles acabaram recebendo um dos embriões pertencentes a Linda Archerd, que o havia gerado na década de 1990 durante um tratamento de fertilização in vitro, quando enfrentava dificuldades para conseguir uma gestação.

Na época, Archerd conseguiu criar quatro embriões: um resultou na filha dela, e outros três ficaram guardados em um tanque por anos. A princípio, ela planejava usá-los no futuro, mas o divórcio e a chegada da menopausa mudaram seus planos. Foi aí que ela conheceu o processo de doação de embriões, no qual doadores e receptores participam das decisões sobre quem irá recebê-los. Os embriões ficaram sob responsabilidade da agência Nightlight Christian Adoption, dentro do programa Snowflakes, organização conhecida por seguir princípios religiosos e considerar o embrião como uma vida em potencial.
Os embriões de Archerd foram incluídos no programa Open Hearts, destinado especialmente aos que estavam armazenados há muito tempo ou tinham menores chances de evoluir para uma gravidez saudável. Lindsey e Tim estavam cadastrados no mesmo programa enquanto buscavam uma gestação havia sete anos, até serem conectados com o material genético de Archerd.
Em 1º de novembro de 2024, dois dos três embriões foram transferidos para o útero de Lindsey em uma clínica de FIV no Tennessee. Apenas um se desenvolveu, e foi ele que resultou no bebê que agora carrega o recorde.
Apesar do feito, Lindsey afirma que a intenção nunca foi fazer história. “Não entramos [no programa] pensando que quebraríamos recordes”, diz Lindsey ao MIT Technology Review. “Só queríamos ter um bebê.”










Comentários