Uma cena digna de documentário — mas com um toque bem recifense — tomou conta da Praia de Boa Viagem, no Recife. Um gabiru (como o rato é conhecido por lá) e uma maria-farinha, típico caranguejo que vive na areia, protagonizaram uma verdadeira batalha de quatro rounds na beira-mar.
O vídeo foi gravado pela corredora Mayara Mendes, que fazia seu treino quando se deparou com o embate inusitado. “Eu tinha acabado de correr e estava no banco descansando, tentando voltar à vida, e eu tinha visto que tinha um rato ali por perto (…). Nisso, surgiu a maria-farinha e eu estava observando os dois. O rato que começou a se chegar para arrumar confusão com a maria-farinha”, contou Mayara.
Na gravação, o rato parte pra cima do caranguejo, que não se intimida e reage com suas pinças afiadas. O duelo vai e volta algumas vezes, mas no fim o crustáceo leva a melhor, vitória por “4×0”, segundo internautas que transformaram o vídeo em um verdadeiro “UFC da praia”.

Mayara disse ainda que a briga durou cerca de cinco minutos. “Eles estavam brigando há um tempo, e eu estava me acabando de rir. Depois, a maria-farinha foi embora, porque o rato parou de implicar com ela”, relatou.
O biólogo André Maia explicou que o comportamento do gabiru faz sentido: ele provavelmente tentava transformar a maria-farinha em lanche. “A maria-farinha ia virar lanche do ratão. Esses animais são onívoros, então, comem de tudo (…). Porém, com carapaça resistente e patas em forma de pinça, a maria-farinha conseguiu se defender”, explicou.
Nas redes, os comentários foram à altura da cena. “Esse estava tão brabo que até andando pra frente estava”, brincou um internauta. Outro completou: “A vencedora é a moça que filmou, pois não teve o celular roubado de noite na orla.”
E assim, o Recife teve seu próprio “combate da natureza”, com direito a plateia, risadas e um caranguejo campeão.








Comentários