0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (6) a tabela básica da Copa do Brasil. O torneio mais democrático do país contará com 126 clubes na disputa do título da edição de 2026. A primeira fase está marcada para os dias 18 e 19 de fevereiro, enquanto a grande final será disputada no dia 6 de dezembro, um domingo.

Buda MendesGetty Images
Taça da Copa do Brasil

A fase inicial reunirá 28 equipes, justamente as que ocupam as últimas posições no Ranking Nacional de Clubes da CBF entre os classificados. Esses times vão brigar por 14 vagas na segunda fase da competição. Os confrontos e os mandos de campo serão definidos por sorteio.

Na sequência, os 14 classificados se juntam a 74 clubes já garantidos na segunda fase. Mais adiante, a partir da fase seguinte, entram no torneio equipes que conquistaram títulos regionais e nacionais, como o Confiança (vice da Copa do Nordeste), Paysandu (campeão da Copa Verde), Ponte Preta (campeã da Série C) e Barra (campeão da Série D).

A partir da quinta fase, a Copa do Brasil passa a contar com os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, que se juntam aos 12 sobreviventes da etapa anterior. A competição seguirá com mais quatro fases até a definição do campeão, somando nove fases no total.

A CBF também detalhou o formato da disputa. As partidas da 1ª à 4ª fase, além da final, serão em jogo único, com decisão por pênaltis em caso de empate. Já da 5ª à 8ª fase, os confrontos serão em ida e volta. Se houver igualdade no placar agregado, o critério de desempate será o saldo de gols e, persistindo o empate, pênaltis.

Outro ponto importante é que, ao fim da 7ª fase, os cartões amarelos serão zerados — com exceção dos cartões vermelhos, que seguem valendo suspensão automática. A CBF também definiu que o valor mínimo dos ingressos será de R$ 30, com meia-entrada a R$ 15.

A expectativa é de mais uma edição marcada por surpresas, confrontos regionais e a tradicional mistura entre clubes grandes e pequenos, que fazem da Copa do Brasil uma das competições mais emocionantes do futebol nacional.

Mariana Neves Barabás
Radialista recém formada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi. Apaixonada por comunicação e produção de conteúdo de qualidade.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esporte