0

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) enviou um novo pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitando autorização para que um médico entre na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, com um aparelho de ultrassom portátil. O objetivo é verificar se o ex-presidente apresenta uma hérnia inguinal bilateral. Bolsonaro está preso no local desde 22 de novembro.

O pedido surge após Moraes afirmar que os exames entregues pelos advogados eram antigos e determinar que a Polícia Federal realize uma perícia médica oficial em até 15 dias, para avaliar se há necessidade de cirurgia urgente. No início de dezembro, a defesa já havia solicitado que Bolsonaro fosse autorizado a passar por procedimentos no hospital DF Star, alegando múltiplas complicações de saúde.

No documento encaminhado ao STF, os advogados afirmam que o ex-presidente sofre de “múltiplas comorbidades graves e crônicas”, incluindo sequelas das cirurgias abdominais feitas após o atentado de 2018 e episódios de “soluços incoercíveis” que exigiram atendimento médico emergencial. O pedido também pedia que Bolsonaro permanecesse no hospital pelo “tempo necessário” para recuperação.

Moraes rejeitou a solicitação inicial destacando que os relatórios médicos apresentados “não são atuais”, o mais recente teria sido realizado há três meses, sem indicação de cirurgia imediata.

ReproduçãoCNN

Nesta quinta-feira (11/12), no entanto, a defesa afirmou ter recebido um laudo recente do médico Claudio Birolini, que pede, em caráter de urgência, a realização de ultrassom nas duas regiões inguinais para confirmar a presença da hérnia. Para agilizar o processo, os advogados pedem que o médico Bruno Luís Barbosa Cherulli seja autorizado a entrar na sede da PF com o equipamento portátil.

Bolsonaro segue preso em regime fechado desde o dia 22 de novembro, inicialmente por conta dos episódios envolvendo vigília e tornozeleira eletrônica. Após o trânsito em julgado do processo sobre a tentativa de golpe, em 25 de novembro, ele passou a cumprir a pena definitivamente.

Mariana Neves Barabás
Radialista recém formada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi. Apaixonada por comunicação e produção de conteúdo de qualidade.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política