Após dois longos anos de angústia, Noa Argamani e Avinatan Or finalmente se reencontraram. O casal, sequestrado pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023, foi separado por mais um ano após a libertação de Noa, em 2024, e o prolongamento do cativeiro de Avinatan. Hoje, o Hamas finalmente liberou os últimos 20 reféns israelenses que ainda estavam sob sua custódia, entre eles, Avinatan, que havia sido capturado em uma rave no sul de Israel no fatídico dia dos ataques.
O momento do reencontro foi registrado em uma foto divulgada pelas Forças de Defesa de Israel, com a legenda “Juntos novamente”. Noa, que na época do sequestro tinha 25 anos, foi resgatada por uma operação militar israelense em junho de 2024. Desde então, a jovem se tornou uma defensora incansável, realizando campanhas nas redes sociais e participando de eventos para exigir a libertação de Avinatan e dos demais reféns ainda sob domínio do Hamas.
Avinatan, de 32 anos, também estudava engenharia na Universidade Ben-Gurion quando conheceu Noa. Filho de uma família religiosa na colônia de Shilo, ele passou um ano em cativeiro antes de ser libertado hoje, finalmente reunindo-se com a namorada.
Além do reencontro de Avinatan com Noa, o Hamas entregou outros reféns israelenses à Cruz Vermelha em dois grupos distintos. Este foi o primeiro passo no processo de cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino, que inclui a libertação de palestinos que cumprem pena de prisão perpétua em Israel. De acordo com a lista de Israel, 250 palestinos serão soltos, enquanto o Hamas se compromete a liberar 48 israelenses.

O acordo também prevê a libertação de outros prisioneiros, incluindo sete de alto escalão do Hamas, que seguem sendo negociados. A perspectiva de paz continua a ser discutida, com os Estados Unidos intercedendo para um plano de 20 pontos, que prevê o desarmamento do Hamas e a renúncia ao controle de Gaza após o fim do conflito.
Opinião do Diário do Povo:
O reencontro de Noa e Avinatan é um alívio em meio a um contexto de dor e destruição. A história desse casal simboliza a luta pela dignidade humana e a importância de se preservar a esperança, mesmo nos momentos mais difíceis. A liberação de reféns e a busca por um cessar-fogo mostram um caminho, ainda que incerto, para o fim de uma tragédia que afeta tantas vidas.
Fonte: UOL
Redação Diário do Povo – conteúdo verificado e adaptado.








Comentários