0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta terça-feira (21), durante sua visita à Indonésia, que disputará um quarto mandato à presidência do Brasil em 2026. “Vou disputar um quarto mandato no Brasil”, disse Lula em discurso, acrescentando que embora seu atual mandato termine apenas em 2026, ele está preparado para seguir na política. “Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano, mas estou preparado para disputar outras eleições”, completou, diante do presidente indonésio, Subianto.

Lula, que completará 80 anos no próximo ano, afirmou estar com a mesma energia que tinha aos 30 anos. “Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos”, declarou, reafirmando sua disposição para continuar na vida política.

Embora o presidente já tivesse indicado a possibilidade de disputar a reeleição, ele havia condicionado sua candidatura a estar em plena saúde, como mencionou em agosto durante um evento do PT: “Para ser candidato, tenho que ser muito honesto comigo. Preciso estar 100% de saúde”.

De acordo com uma pesquisa recente da Quaest, Lula lidera em todos os cenários para 2026, com uma vantagem significativa no primeiro turno. No segundo turno, ele também vence todos os possíveis adversários de direita, incluindo Jair Bolsonaro, que está inelegível.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto Ricardo Stuckert PR

Além de seus planos para 2026, Lula destacou o fortalecimento das relações com a Indonésia. “Somos membros plenos do BRICS e do G20. O Brasil tem interesse em aprofundar o diálogo e a cooperação com a Indonésia nas mais diversas áreas”, afirmou o presidente, mencionando os acordos assinados com o país asiático nas áreas de estatísticas, agricultura, energia, ciência e tecnologia, além da promoção comercial.

Lula também revelou que reservará o domingo (26) para uma reunião com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia. A conversa faz parte da agenda do presidente brasileiro na Ásia, que inclui sua participação na cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) em Kuala Lumpur nos dias 26 e 27 de outubro. O encontro com Trump ainda está sendo acertado, e a reunião pode ocorrer na noite de sábado (25), horário de Brasília.

Fonte: UOL
Redação Diário do Povo – conteúdo verificado e adaptado.

Mariana Pontes
Jornalista , diretora de tv, co- apresentora de rádio . paraense, sempre ligada em notícias, nos momentos de lazer fico ao lado da família.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Mundo