A CNH sem autoescola deixou de ser promessa e já virou realidade. Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, moradora de João Pessoa, na Paraíba, é a primeira brasileira a conseguir a carteira de motorista pelo novo processo simplificado e digital autorizado pelo Governo Federal.
Empregada doméstica e mãe de dois filhos, Andreza conseguiu a habilitação por meio do Detran-PB, seguindo as novas regras que reduzem custos e burocracia. A mudança representa mais autonomia e tranquilidade para quem antes via o preço das autoescolas como um obstáculo.

“O custo da habilitação era muito alto… Para quem não tem condições, esse modelo vai ser o ideal. Quando passava por uma blitz, o coração chegava a gelar. Agora, isso mudou”, disse Andreza durante um encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O novo processo começou a valer após o pacote de medidas anunciado em 9 de dezembro. A proposta é permitir que o candidato estude de forma online, sem a obrigação de frequentar uma autoescola, mantendo apenas as etapas obrigatórias, como exames e prova prática. A expectativa do governo é ampliar o acesso à CNH e facilitar a vida de quem precisa dirigir para trabalhar ou se locomover no dia a dia.








Comentários