0


São Paulo é o estado com o maior número de hospitais públicos entre os 100 melhores do Brasil, segundo um estudo nacional inédito sobre a qualidade da rede pública de saúde. Ao todo, 30 unidades paulistas aparecem na lista, reforçando o protagonismo do estado como referência em atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ministério da Saúde Reprodução

O levantamento foi elaborado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Opas/OMS, o Instituto Ética Saúde, o Conass e o Conasems. Todos os hospitais selecionados atendem exclusivamente pelo SUS e fazem parte das redes federal, estadual ou municipal. Grandes instituições que não são 100% SUS, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, ficaram fora da análise.

Entre os destaques estão hospitais de alta complexidade e grande porte espalhados por diferentes regiões do estado. Aparecem na lista unidades como o Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas; o Hospital de Base de Bauru; o Hospital Infantil Darcy Vargas e o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, na capital; além do Hospital Geral de Itapevi, Hospital Regional de Jundiaí, Hospital Regional de Piracicaba e o Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos.

Na capital paulista, nove hospitais foram reconhecidos, incluindo centros de referência em saúde da mulher, maternidades e hospitais infantis. A Grande São Paulo também teve forte presença, com unidades em cidades como São Bernardo do Campo, Guarulhos, Diadema, Itapevi, Taboão da Serra e Francisco Morato. Já o interior e o litoral concentram hospitais regionais e universitários que atendem milhares de pacientes todos os anos.

“Essa relação dos 100 melhores hospitais se mostrou representativa de todas as regiões brasileiras, e isso demonstra que o país possui centros de excelência hospitalar do SUS (Sistema Único de Saúde) espalhados pelo seu território”, afirma o médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto e ex-presidente do Ibross.

“Com essa premiação, buscamos reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão e assistência à saúde na rede pública hospitalar do país, bem como promover a melhoria contínua da qualidade e da eficiência dos serviços públicos de saúde prestados à população”, completou.

Para chegar ao ranking, o estudo analisou hospitais com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) entre agosto de 2024 e julho de 2025. Foram considerados critérios como acreditação hospitalar, taxa de ocupação, mortalidade, disponibilidade de UTIs e tempo médio de internação. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não entraram na avaliação.

Agora, as unidades selecionadas passam por uma nova etapa, que inclui pesquisa independente de satisfação dos pacientes e análise de compliance e eficiência na gestão de recursos. Essa fase vai definir os 10 melhores hospitais públicos do Brasil, que serão anunciados em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.

Além do destaque nacional, São Paulo também apareceu em um ranking internacional divulgado em setembro de 2025. Segundo o World’s Best Specialized Hospitals 2026, 18 hospitais do estado estão entre os melhores do mundo, sendo cinco públicos e 13 privados.

Mariana Neves Barabás
Radialista recém formada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi. Apaixonada por comunicação e produção de conteúdo de qualidade.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde