O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a causar repercussão internacional ao afirmar que é ele quem está no comando da Venezuela. A declaração foi dada durante uma entrevista à emissora NBC News, em meio às incertezas sobre quem, de fato, governa o país sul-americano.

No início da conversa, Trump citou integrantes do alto escalão do governo norte-americano que estariam diretamente envolvidos nas decisões sobre a Venezuela. Entre eles, o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário da Defesa, Pete Hegseth, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, e o vice-presidente, JD Vance.
Mesmo assim, ao ser questionado diretamente sobre quem manda na Venezuela, o presidente respondeu de forma objetiva: “Eu”.
No domingo (4), ainda a bordo do Air Force One, Trump reforçou a declaração ao dizer: “Estamos no comando”. Um dia antes, durante coletiva de imprensa, ele já havia afirmado que os Estados Unidos pretendem administrar a Venezuela até que ocorra uma transição considerada por ele como “adequada e sensata”.
Enquanto isso, a crise política no país ganhou um novo capítulo. A vice-presidente Delcy Rodríguez tomou posse como presidente interina da Venezuela nesta segunda-feira (5). Em entrevista anterior à revista The Atlantic, Trump já havia feito um alerta, afirmando que Delcy poderia “pagar um preço ainda maior que Nicolás Maduro” caso não coopere com os Estados Unidos.
As declarações aumentam a tensão internacional e levantam questionamentos sobre a soberania venezuelana e o papel dos EUA na condução do futuro político do país.










Comentários