O Palmeiras vive um ótimo momento no Brasileirão. Depois de vencer o Santos no clássico, o time ampliou a vantagem na ponta e viu suas chances de ser campeão subirem para 74%, segundo projeções estatísticas. O resultado foi ainda melhor porque o Flamengo tropeçou ao empatar com o São Paulo por 2 a 2, o que derrubou as chances dos cariocas para 23%.

Com sete rodadas para o fim, o time de Abel Ferreira abriu três pontos de vantagem e pode até perder o próximo jogo, contra o Mirassol, que ainda assim segue na liderança, já que tem mais vitórias que o Flamengo. A diferença agora é de duas rodadas em relação ao principal rival na disputa pelo título.
Quem tenta se aproximar é o Cruzeiro. A equipe mineira venceu o Grêmio fora de casa e viu sua chance de título subir de 1,5% para 2,3%. Apesar de estar cinco pontos atrás do líder e com um jogo a mais, o time segue acreditando em uma arrancada.
Os números vêm de um modelo estatístico criado pelo economista Bruno Imaizumi, que analisa dados de mais de 10 anos de Brasileirão, levando em conta o desempenho ofensivo e defensivo das equipes com base na famosa métrica de “expectativa de gol” (xG).
Por enquanto, o cenário é claro: o Palmeiras está com a mão na taça, o Flamengo ainda sonha, e o Cruzeiro corre por fora, mas o Brasileirão sempre reserva suas surpresas.








Comentários