0

A Copa do Mundo de 2026 começa a ganhar forma. Com o encerramento da Data Fifa de novembro, 42 seleções asseguraram presença no Mundial que será sediado por Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho. Todas as vagas diretas estão definidas, restando apenas seis lugares que serão preenchidos por meio das repescagens.

Dursun Aydemir/Anadolu via Getty Images

Foto: Dursun Aydemir/Anadolu via Getty Images

As seleções já classificadas representam todos os continentes: África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia; Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça; Arábia Saudita, Austrália, Catar, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão; Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai; Curaçao, Haiti, Panamá e Canadá; além da Nova Zelândia e dos três países-sede — EUA, Canadá e México.

Com as vagas diretas preenchidas, a briga final fica por conta de dois formatos de repescagem. Na disputa internacional, seis seleções concorrem a dois lugares no Mundial. Iraque e República Democrática do Congo entram diretamente nas decisões por estarem mais bem ranqueadas pela Fifa. Bolívia, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname jogarão semifinais, e as vencedoras encaram os cabeças de chave. Pelo regulamento, Jamaica e Suriname não podem se enfrentar na primeira fase por serem da mesma confederação.

Na Europa, a disputa envolve 16 seleções. Elas serão divididas em quatro caminhos, cada um com semifinais e final (todas em jogo único) para definir quatro classificados. Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia aparecem no Pote 1 e jogarão as semifinais como mandantes contra seleções do Pote 4 (Suécia, Macedônia do Norte, Romênia e Irlanda do Norte). O mesmo formato vale para Polônia, País de Gales, República Tcheca e Eslováquia, que estão no Pote 2 e recebem as seleções do Pote 3 (Albânia, Irlanda, Kosovo e Bósnia e Herzegovina). As partidas decisivas acontecerão nos dias 26 e 31 de março.

A definição dos grupos da Copa será conhecida em breve. O sorteio está marcado para o dia 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), no Kennedy Center, em Washington D.C., conforme anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Mariana Neves Barabás
Radialista recém formada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi. Apaixonada por comunicação e produção de conteúdo de qualidade.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esporte