O Brasileirão 2025 acabou neste domingo com o Flamengo campeão antecipado, mas a última rodada ainda movimentou a disputa por vagas na Libertadores e na Sul-Americana. Além disso, a briga na parte de baixo da tabela confirmou os quatro rebaixados para a Série B do ano que vem.

A classificação para a Libertadores ainda pode ganhar mais um nome caso o título da Copa do Brasil fique com Cruzeiro ou Fluminense. Se isso acontecer, o G-7 vira G-8 e o São Paulo, oitavo colocado, entra na pré-Libertadores. As semifinais da Copa do Brasil acontecem nesta semana e as finais estão marcadas para os dias 17 e 21 de dezembro.
Enquanto isso, as vagas para a Sul-Americana ficaram definidas do 8º ao 13º lugar — e o Vasco, em 14º, também já sabe que, no mínimo, estará na competição, independentemente do resultado da Copa do Brasil. Na parte de baixo da tabela, Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport foram confirmados na Série B de 2026.
A seguir, o panorama final do campeonato:
Classificados para a Libertadores 2026
1º) Flamengo — campeão
2º) Palmeiras
3º) Cruzeiro
4º) Mirassol
5º) Fluminense
6º) Botafogo — pré-Libertadores
7º) Bahia — pré-Libertadores
O São Paulo, em 8º, torce por Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil para ter a chance de entrar na pré-Libertadores.
Classificados para a Sul-Americana 2026
8º) São Paulo
9º) Grêmio
10º) Bragantino
11º) Atlético-MG
12º) Santos
13º) Corinthians
14º) Vasco*
*Mesmo em 14º, o Vasco garante presença na Sula com qualquer resultado da Copa do Brasil.
Rebaixados para a Série B 2026
17º) Ceará
18º) Fortaleza
19º) Juventude
20º) Sport
Vitória (15º) e Internacional (16º) ficaram no “meio do caminho”: não caíram e também não conseguiram vaga para torneios internacionais.










Comentários