0

Órgão divulgou recomendações para a preparação de itens essenciais em caso de desastres de grande proporção. A orientação destaca que o socorro pode demorar a chegar a algumas localidades devido às dificuldades de acesso. A lista inclui água, alimentos não perecíveis, medicamentos e itens de primeiros socorros.

Por Redação do Diário do Povo

Brasília, 07 de novembro de 2026 – A Defesa Civil Nacional divulgou, nesta sexta-feira (6), uma orientação sobre como preparar um kit de emergência para situações de desastres. As informações foram compartilhadas por meio das redes sociais do órgão.

De acordo com o anúncio, “em desastres de grande proporção, o socorro pode demorar a chegar a algumas localidades devido às dificuldades de acesso”. Por isso, “ter um kit de emergência para até 72 horas (3 dias) é uma medida de preparação”.

O Que Deve Conter no Kit

A recomendação da Defesa Civil é que o kit seja montado em uma mochila ou bolsa de fácil transporte e contenha itens básicos para a sobrevivência durante o período de três dias. Entre os principais itens estão:

  • Água potável: pelo menos 2 litros por pessoa por dia;
  • Alimentos não perecíveis: itens práticos que não precisem de refrigeração ou cozimento;
  • Medicamentos de uso contínuo: com receita médica, se possível;
  • Kit de primeiros socorros: curativos, antissépticos, luvas e materiais básicos;
  • Itens de higiene pessoal: sabonete, escova de dentes, papel higiênico e álcool em gel;
  • Lanterna e pilhas extras;
  • Rádio a pilha ou à manivela;
  • Documentos pessoais e dinheiro em espécie;
  • Roupas de cama e agasalhos;
  • Apito para sinalizar pedidos de ajuda.
    O órgão também recomenda que o kit seja revisado periodicamente para verificar a validade dos alimentos e medicamentos.

Repercussão

A publicação gerou repercussão nas redes sociais. Internautas manifestaram preocupação com a possibilidade de eventos extremos e questionaram se a orientação estaria relacionada a algum risco iminente. A Defesa Civil não divulgou, no entanto, nenhum alerta específico sobre desastres previstos para os próximos dias.

Rodrigo Silva
Estudante de Publicidade e Propaganda focado em Social Media e Marketing Digital. Transformo estratégias de conteúdo, comunicação visual e copywriting em resultados práticos de engajamento e autoridade de marca. Uno o pensamento analítico de performance à visão criativa para desenvolver e potencializar projetos digitais.

    Você também pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Mundo