0

Primeira missão tripulada à Lua após 50 anos volta nesta sexta-feira; astronautas enfrentarão temperaturas de mais de 2.760°C e velocidade de 38 mil km/h

PACÍFICO — A primeira missão tripulada à Lua depois de 50 anos está prestes a voltar para a Terra. O retorno da Artemis II está previsto para 21h07 (horário de Brasília) desta sexta-feira (10), no Oceano Pacífico, na costa de San Diego, nos Estados Unidos.

Se até aqui a viagem como um todo foi complexa, o retorno não seria diferente. Os primeiros passos acontecem antes mesmo de entrarem na atmosfera. Ao longo do dia, a tripulação revisa procedimentos essenciais — como a trajetória de retorno e as condições meteorológicas — e se organiza para garantir a segurança durante a descida.

Reentrada extrema

Já próximos da Terra, cerca de 20 minutos antes de atingirem a atmosfera, o módulo de serviço da cabine Orion é descartado. A cápsula então inicia a reentrada em altíssima velocidade — aproximadamente 38 mil km/h, cerca de 30 vezes a velocidade do som — enfrentando temperaturas extremas, podendo passar dos 2.760 graus Celsius.

Neste momento, ocorrerá o mesmo que aconteceu quando os astronautas estavam no lado oculto da Lua: ficarão incomunicáveis — mas, desta vez, por apenas 6 minutos.

A tripulação deve enfrentar forças de até 3,9 vezes a gravidade da Terra. Depois de atravessar a atmosfera, a cápsula Orion iniciará a abertura dos paraquedas em etapas: primeiro os de estabilização, por volta de 6,7 km de altitude, seguidos pelos três principais, responsáveis por reduzir a velocidade para um pouso seguro no oceano.

Resgate e retorno dos astronautas

Após o splashdown (como é chamado o pouso no oceano), equipes de resgate devem retirar os astronautas da cápsula em até duas horas. Em seguida, eles serão transportados de helicóptero até o navio militar USS John P. Murtha, onde passarão pelas primeiras avaliações médicas.

Na sequência, a tripulação seguirá de volta ao continente e embarcará rumo ao Centro Espacial Johnson, no Texas, onde dará continuidade ao monitoramento pós-missão.

Sobre a missão

A Artemis II é a primeira missão tripulada a orbitar a Lua desde o programa Apollo, encerrado há mais de 50 anos. A missão serve como preparação para a Artemis III, que planeja levar os primeiros astronautas à superfície lunar na próxima década.

A cápsula Orion carrega uma tripulação de quatro astronautas, que testaram sistemas essenciais para futuras missões de longo prazo ao espaço profundo.

O sucesso do retorno é considerado crítico para a continuidade do programa Artemis, que prevê estabelecer uma presença sustentável na Lua e, eventualmente, viabilizar viagens tripuladas a Marte.

A reentrada na atmosfera terrestre é considerada uma das fases mais perigosas de qualquer missão espacial tripulada, devido às altas temperaturas e velocidades envolvidas. O escudo térmico da Orion, projetado para suportar condições extremas, será testado ao limite nesta sexta-feira.

A expectativa da comunidade científica e das agências espaciais está concentrada na costa da Califórnia, onde equipes de resgate já estão posicionadas para receber os astronautas.

Camilla Arisa Hasebe
Publicitária formada em Técnico em Informática (SENAI) e Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing (UNOPAR). Transforma ideias em soluções criativas que unem design, estratégia e inovação digital. Une o raciocínio lógico à sensibilidade criativa para desenvolver projetos.

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Atualidades